segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Como lidar com as frustrações



Frustração:
Substantivo feminino
1. psicn estado de um individuo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional.




  Hoje, não só a minha geração, como também aquelas que ainda virão, possuem o péssimo costume de acreditar que a satisfação própria e o prazer devem ser sentimentos absolutos em suas vidas, e fazem questão de não se lembrar de que nem tudo na vida é tão fácil ou possível, e quando algo da errado, a frustração surge como a pior sensação já experimentada por eles. 
  A frustração nos traz a sensação de incapacidade e incompetência de controlarmos nossa própria vida, isso gera muita raiva, desânimo e acaba por tornar a pessoa evasiva, faz com que ela acabe por fugir de situações semelhantes as quais ela já passou e se frustrou. Muitas, ainda tentam compensar esse desanimo no álcool, nas drogas, ou mesmo em comida.
  Obviamente toda essa "dramatização" da frustração não é opcional, eles simplesmente não foram ensinados a lidar com isso.
  No entanto, aprender lidar com as frustrações do dia-a-dia é essencial para sobreviver, o acumulo dessas frustrações não resolvidas podem causar uma desmotivação geral na vida e fazer com que todas as metas e projetos simplesmente sejam deixados de lado. 
  Aprender a lidar com a frustração é algo essencial para o nosso crescimento interior, e isso exige, não só paciência, mas também muita dedicação, pois é um exercício diário. 
  Apesar da decepção que a frustração nos causa no presente, o prazer de saber que superamos todas as dificuldades para atingir nossos objetivos, a longo prazo, sem dúvidas compensa todo o esforço.

  Quem disse que a vida é fácil estava mentindo, pois não é; mas o que seria do mundo se na primeira experiência que desse errado em sua vida, Albert Einstein tivesse desistido da ciência? Ou então Thomas Edson, e muitas outras pessoas que contribuirão para chegarmos onde chegamos hoje? Pois é, ainda estaríamos andando de quatro e comendo carne crua...

  No entanto, se você sente não estar conseguindo lidar com as suas frustrações, e que elas estão se tornando obstáculos cada vez maiores na sua vida, procurar ajuda profissional é essencial, pois as vezes, as origem dessas frustrações estão lá na sua infância, por exemplo, e precisam ser analisadas através de terapia psicológica, e ai sim, descobrindo sua origem você possa se livrar delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário