quinta-feira, novembro 22, 2012

Amor Platônico



Amor Platonico. Este é um tema um tema no minimo interessante... Quem nunca teve um, não é mesmo?

Este é um termo bastante antigo, que foi usado por  Marcilio Ficino como sinônimo de "amor socrático"pela primeira vez no século XV. Os dois termos significam um amor centrado na beleza do caráter e na inteligencia, deixando de lado a beleza física..

Desde a publicação da obra "Platonic Lovers" de Sir William Davenant em 1636 o termo passou a ser entendido como um amor a distância, que não se toca, que não se envolve, este é um amor perfeito.

Quando tomado por este sentimento a pessoa idealiza o outro como simbolo da perfeição. Ela enxerga somente boas qualidades e muita das vezes idealiza qualidades que a pessoa não possui, mas ela acaba por acreditar nisso. Existem alguns casos que o amor platônico pode se tratar de uma doença, em outros é simplesmente um sentimento que não traz grandes danos.

Ele pode durar anos, sem haver nenhum tipo de contato. Alguns dizem que com o tempo o sentimento vai sendo esquecido, outros que um amor platônico nunca se esquece... Eu sou das que acredita que um amor platônico morre assim que o tão sonhado "contato físico" ocorre. E se caso não ocorrer o sentimento fica escondidinho ali dentro do peito intocado, até se reacender.

E você? O que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário