sábado, abril 30, 2016

Quando se perdoa facilmente, acaba tendo que perdoar sempre



Corneille sintetiza bem o meu modo de pensar quando diz que "Quem perdoa facilmente suscita a ofensa".


  É muito fácil fazer o que queremos a qualquer momento independente de como essa nossa ação refletirá nos outros. A vida é como o efeito borboleta, se um simples bater de asas pode ocasionar o caos no outro lado do mundo, imagine o que a sua atitude (im)pensada pode causar na vida de pessoa próximas a você?
  Se existe algo nesse mundo que eu odeio ouvir é um pedido de desculpas, acredito que não existe motivos para as pessoas pedirem perdão por algo que elas quiseram fazer, algo que em geral elas sabiam que iria magoar alguém. Acho que o pedido de desculpas é valido quando trombamos em alguém na rua, não quando te enfiam uma faca nas costas!
   Não estou dizendo que devemos guardar rancor das pessoas, longe disso! Sou completamente a favor de jogar essas atitudes (e pessoas) no abismo do esquecimento e não mante-las como um espinho dentro do nosso peito, guardar rancor é um mal apenas para quem mantem ele consigo e não para quem ele é direcionado.
  Particularmente, sempre que me pedem desculpas eu já grito: ODEIO QUE ME PEÇAM DESCULPAS! E em geral me perguntam o porque e eu repito este texto pra eles, ai vem a pergunta básica: E o que eu faço então?


VOCÊ SIMPLESMENTE NÃO DEVERIA TER FEITO!

  No meu mundo não existe perdoar alguém por ter feito algo que queria fazer, eu esqueço, eu ignoro, eu relevo, mas perdão não é algo que eu dê de forma descomedida. Não acho certo pedir perdão por algo que eu não me arrependo de ter feito (porque não há forma de se arrepender de algo que queria/gostou de ter feito), assim como não dou perdão para alguém que obviamente causou dor por que quis, já tendo consciência do reflexo de suas atitudes.
  
  E o que fazer com essas pessoas? Cada um sabe a forma que melhor lhe cabe, mas uma coisa é fato: Quando se perdoa facilmente, acaba tendo que perdoar sempre. Por tanto, não de perdão gratuitamente e a todo momento, a falta de ouvir "Eu te perdoo" faz as pessoas pensarem duas, três vezes antes de fazerem novamente. E nunca deixe de mostrar que ficou magoado, as pessoas precisam saber quando fazem alguém sofrer, acho que essa história de esconder os sentimentos atras de uma mascara de frieza já deu, olha onde o mundo chegou por conta disso... Libere seus sentimentos, suas emoções, se liberte das suas couraças! Não faça nada por se sentir obrigado, porque no fundo, não somos obrigados a nada!




8 comentários:

  1. Concordo com você em partes.Acredito que as pessoas fazem/dizem algo sem ter a consciência de que isso pode magoar alguém, elas merecem perdão. Mas, às vezes, até o ato consciente merece perdão. Já passei por uma situação em que magoei e fui magoada propositalmente, consegui perdoar e fui perdoada. É uma questão complicada, acarreta muitas coisas. Gostei do texto!
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nem tudo é 8 ou 80 né... O jeito certo é aquele que faz bem pra gente naquele momento...

      Obrigada por ter vindo aqui <3

      Excluir
  2. Eu sei que este texto era mais direccionado a quem fez mal e não á 'vitima' mas realmente com aquela frase que você falou em cima "guardar rancor é um mal apenas para quem mantém ele consigo e não para quem ele é direcionado." você falou bem e muito bem, eu sou um pouco essa pessoa e soube bem ler isso porque realmente eu devia melhorar nesse aspecto.. por isso obrigada por me dar a oportunidade de ler isto :) http://mundovargage.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOh que alegria poder te fazer bem!! *-*

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Concordo com você. Eu acho que essa coisa de perdão é muito complicada! As pessoas erram, se arrependem e tentam novamente. Mas quando saber que isso é verdadeiro? Mais que isso, como saber que não vai acontecer novamente? Acho que não existe um manual ou um "tutorial" para isso. (infelizmente, pois se existisse tudo seria tão mais fácil!) Mas bem, acho que devemos agir com o coração, sempre! <3
    Beijos!
    www.clicksdalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... como dizem: A vida é uma caixinha de surpresas...
      Ao mesmo tempo as pessoas podem ser sinceras ou não, difícil saber a verdade...

      Obrigada pela visita! Beijos!!

      Excluir
  4. seu texto, seu layout <3 mds to apaixonada aqui hahaha
    beijoos
    http://isabellaprovati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aoooow! Que alegria ler isso! <3
      Obrigada por esse comentário que deixou meu dia mais feliz!

      Beijooo!

      Excluir