quarta-feira, junho 14, 2023

Quando chega a hora do fim




 Pessoalmente, sempre considerei o fim um momento de recomeço. Embora possa ser doloroso, ele traz consigo algo muito além da dor: a oportunidade de crescimento e renovação. É a partir do fim que aprendemos a viver em novos contextos, que nos proporcionam experiências, oportunidades e amadurecimento. 

O fim nos dá possibilidade de deixar para trás toda a sobrecarga emocional . Ao encerrar um ciclo, deixamos emoções negativas como tristeza, angustia, raiva e mágoa, abrindo espaço para emoções positivas que nos confortam e alegram. Assim,  iniciamos um novo ciclo cheio de leveza. nos possibilitando encontrar novos propósitos e desenvolver relações mais saudáveis e satisfatórias.

Quando compreendemos que tudo em nossa vida é cíclico, passamos a entender que nada é permanente, que estamos constante evolução. Isso nos dá a chance de aprender, refletir sobre o que fizemos, quem fomos e não repetir os mesmos erros nos novos ciclos. 

Mas a grande dúvida que fica é: Quando esta na hora de dizer adeus?

Muitas vezes podemos não enxergar esses sinais, ou vê-los e nos mantermos resistentes diante deles com medo, o nos deixa estagnados em situações dolorosas e nos traz sofrimento emocional.

Alguns sinais mais comuns de que chegou o momento de encerrar o ciclo são:

1. Insatisfação: Sentir a sensação de que algo esta faltando ou não atende mais às suas necessidades e desejos.

2. Estagnação: Sentir-se preso, sem possibilidade de progredir ou crescer.

3. Mudança de Valores e Prioridades: Se suas crenças, interesses e objetivos mudaram, é um sinal de que você esta deixando o ciclo antigo para trás e iniciando um novo ciclo de vida.

4. Desapego emocional: A desconexão emocional e o sentimento de indiferença demonstram a necessidade de buscar novas conexões, que estejam mais alinhados  com o seu "eu" atual;

5. Resistência e esgotamento: O cansaço constante e a falta de motivação indicam que este ciclo não esta mais contribuindo para o seu bem-estar.

É importante estar sempre atento a esses sinais e nunca ignorar sua intuição. Reconhecê-los permite que você tome decisões consistentes e abra espaço para novas oportunidades e experiências que sejam condizentes com o seu momento atual.

Isso é amadurecer! Errar, reconhecer e melhorar! Cada fim nos presenteia com a oportunidade de nos tornarmos versões melhores de nós mesmos, de aprendermos com nossas experiências e de seguir adiante com mais sabedoria e resiliência.

Portanto, não devemos ter o fim, mas sim abraçá-lo como uma parte natural do processo de crescimento pessoal. É através do encerramento de ciclos que encontramos renovação e a chance de viver uma vida mais plena e satisfatória.

2 comentários:

  1. Ótimo texto!! Realmente adorei!
    Me identifico com a sua escrita.

    ResponderExcluir
  2. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir