quarta-feira, agosto 16, 2017

Efeito borboleta das escolhas



"No caso das borboletas, o bater de assas de uma delas em um determinado lugar do mundo pode gerar uma movimentação de ar que, intensificada, desencadearia a alteração do comportamento de toda a atmosfera terrestre, para sempre. Parece loucura, mas acontece todos os dias, e chamamos de acaso."
(Teoria do Caos - Efeito Borboleta)

Você acorda cedo para ir trabalhar, mas esquece de colocar o celular para despertar, acorda atrasado, levanta correndo, se arruma para pegar ônibus e corre. Mas putz, você esqueceu o celular em cima da mesa da cozinha e você volta para pegar. Nesse meio tempo o amor da sua vida subiu naquele ultimo ônibus, e você o perdeu. Perdendo o amor da sua vida, toda sua história a partir deste momento não será a mesma. Imagine, se você teria filhos, não serão mais os mesmo, se você iria morar em uma casa, ela não será mais a mesmo... A cada escolha, perdemos e ganhamos coisas que não temos nem ideia do que são.

Esse é o Efeito Borboleta, a capacidade de uma pequenina escolha mudar toda uma história.

Por muitas e muitas vezes me peguei pensando "E se?"
Aquele livro que eu li, o caminho que eu desviei, o ônibus que eu não peguei, a festa que eu deixei de ir...

E se cada uma dessas pequeninas coisas do nosso dia ativassem uma reação em cadeia, ocasionando efeitos de grandes proporções?

Já parou para pensar que, mesmo que de forma inconsciente, cada pequena escolha que você fez para chegar até aqui, se escolhida de forma diferente te levaria completamente por outro caminho?

Talvez se quer você estivesse lendo este texto hoje... 
Talvez, você nem tivesse nascido, afinal, as escolhas dos seus pais ainda influenciam sua vida, mesmo que você não queira admitir.

O objetivo desse texto não é te deixar paranoico com cada uma das milhares de escolhas que você terá que fazer, afinal, até a escolha de sair cinco minutos antes ou cinco minutos depois pode alterar tudo, seria uma loucura pensar nisso todo o tempo...

O ponto onde eu quero chegar é: Seja grato!
Seja grato pelas escolhas erradas e por tudo aquilo que não deu certo. Você pode não ser feliz por estar onde está hoje, mas seja grato por ser essa pessoa que se tornou, seja você quem for, eu tenho certeza de que cada escolha, que você fez, te tornaram uma pessoa melhor.

E sobre escolhas certas ou erradas, se você acha que escolheu errado não se martirize, ela pode ter sido a escolha errada para o momento, mas a escolha certa para o resto da sua vida.




3 comentários:

  1. Muito bom o texto! Admiro seu trabalho e a forma como escreve. Continue assim sempre. ✍👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, sério, escreves muito bem! Continua o bom trabalho :)
    Beijinhos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/08/sim-sou-mulher-e-sou-do-kickboxing.html

    ResponderExcluir