domingo, março 25, 2018

Responsabilidade Emocional



 Vivemos em um mundo onde tudo é 8 ou 80.

 Entramos em algo de cabeça ou simplesmente ignoramos, meio termo só existe quando a questão é pedir pizza com dois recheios.

 Perdemos a capacidade de nos importar com sentimentos, não só os dos outros, mas os nossos também.   Estamos nos tornando seres altamente tecnológicos, dói mais perder um Iphone do que um amigo, são raras as pessoas que essas afirmação não se faz verdade.

 Não temos mais tempo para pensar, para sentir... estamos sempre ocupados, em movimento ou recebendo informações externas. Não sobra tempo para o "eu".

 Depois de chegar a essa conclusão, fiquei me perguntando como é que as pessoas se relacionam?
 Será que elas se questionam: "Eu estou emocionalmente preparada para lidar não só com as minhas emoções, mas com as do outro também?"

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
 Antoine de Saint-Exupéry  eternizou maravilhosamente uma frase que deveria estar cravada na alma de cada pessoa.

 Você não tem a obrigação de entrar em um relacionamento que não quer, e muito menos continuar em um que já não te satisfaz, mas tem sim a obrigação de sempre manter as cartas na mesa. E se você é um caos completo, é sua obrigação manter a pessoa em questão alerta disso, ninguém quer ser pego de surpresa por um furacão, pois isso, deixar tudo sempre as claras, não é apenas uma responsabilidade, mas uma questão de caráter. Ninguém deve entrar em um jogo sem antes conhecer exatamente as regras.

 Responsabilidade emocional não é apenas se preocupar  com o que causa no outro. Mas antes disso é estar preparado para lidar com as próprias emoções, pode parecer clichê, mas para entrar em um relacionamento, a pessoa precisa se conhecer e saber que apenas ela se basta para não jogar  no outro responsabilidades que são apenas dela.

 Ou seja, antes de mexer com as emoções alheias, saiba antes lidar com as suas. As pessoas não são brinquedos que você pode quebrar, jogar fora e comprar outro...
 Toda ferida deixa cicatriz.

2 comentários:

  1. Infelizmente vivemos em um mundo hoje, onde quando um brinquedo quebra é muito mais fácil e cômodo, joga-lo fora e comprar outro. No meu tempo de criança (que por sinal já faz uma década), quando se quebrava um brinquedo, colocava até arames, mas não jogava fora. Desta mesma forma são os relacionamentos hoje. Pessoas não conversam mais, quando brigam, é muito mais fácil arrumar outro, do que se submeter a ter uma conversa onde tudo pode se resolver...

    ResponderExcluir